You are currently viewing Como ter uma mentalidade vencedora?

Como ter uma mentalidade vencedora?

Não há dúvida de que a vontade de muitas pessoas ao redor do mundo é ter uma vida bem sucedida. Isso não necessariamente tem a ver com dinheiro ou bens – Muitas vezes ser bem sucedido é estar bem nas mais diferentes áreas de nossas vidas.

Apesar de tudo isso, não são todas as pessoas que nasceram preparadas para triunfar de maneira imediata – Muitos não nasceram com a tal “mentalidade  vencedora” e por isso precisaram adquiri-la com o tempo.

A inteligência emocional é uma parte muito importante do seu sucesso – Saber trabalha-la poderá trazer ganhos fundamentais em sua vida. Muito disso pode ser aprendido e assimilado através de boas leituras, bons cursos e ideias que certamente serão a chave para mudar a sua vida.

Se você está em busca disso, esse post é para você!

O que é uma mentalidade vencedora?

Certamente, muitos dos leitores desse post podem estar se perguntando como um conceito tão subjetivo como “vencer”. A vitória em si pode estar ligada a muitos fatores que incluem o trabalho, os relacionamentos, o dinheiro, o bem-estar da família, entre outros.

Sendo assim, antes de buscar uma mentalidade vencedora você deverá entender o que de fato são vitórias para você e assim estabelecer metas.

Por que é tão importante estabelecer metas?

Estabelecer metas e fazer um planejamento a curto, médio e longo prazo é uma estratégia comprovada de conquista da mentalidade vencedora. Se você conseguir estabelecer metas de maneira organizada e se comprometer a cumpri-las (desde que sejam metas possíveis), a sua mente se reprogramará para estar sempre em busca da vitória.

Suponhamos que a sua independência financeira seja uma das metas e você ainda não sabe como conquista-la.

Uma boa forma de começar é planejando métodos de fazer a sua própria independência, sem necessariamente se iludir com números altíssimos e planos mirabolantes.

Se você precisa de uma renda de 5 mil reais mensais para se tornar independente financeiramente, você não deverá começar com esta meta se você ainda não tem nenhuma renda. Você ainda está muito longe de alcançar esse índice e partir diretamente para ele poderá ser desanimador já no início da sua jornada.

Sendo assim, estabeleça metas para ganhar primeiramente mil reais. A partir do momento em que você consegue uma renda de mil reais, fica mais fácil se planejar para ganhar 2 mil, 5 mil e depois até 10 se for o caso.

Escolha bem as pessoas que estão com você

Você já ouviu aquela teoria de que você é a média das 5 pessoas com as quais você mais convive?

Eu realmente acredito na verdade dessa proposição – Ter pessoas que estejam engajadas em melhorar de vida poderá ser fundamental na sua caminhada.

Você não deve necessariamente excluir pessoas da sua vida, mas promover uma mudança em como elas te influenciam – Evite conviver em demasia com pessoas que passam o tempo todo reclamando ao invés de ter uma atitude, por exemplo. Normalmente esse tipo de pessoa acaba sugando nossas energias e nossos esforços de forma nada benéfica.

Além disso, aprender com as experiências de outras pessoas poderá ser fundamental no seu sucesso – Ver de onde uma pessoa saiu e onde ela chegou ou está prestes a chegar poderá convencer a sua mente de que você também poderá fazer o mesmo, seguindo passos similares e compreendendo quais são as melhores lições que você pode tirar com ela.

Entenda que as derrotas fazem parte do processo

Uma das coisas que atrapalham (e muito) as pessoas a realizarem as coisas da maneira mais inteligente emocionalmente falando é se afetar de maneira extrema pelos problemas e as derrotas.

Não que você deva se resignar a não se abalar com todas as coisas – Até porque isso também é bastante perigoso.

O importante nesse caso é manter um equilíbrio entre os momentos de tristeza e raiva pelas derrotas e o momento de “seguir em frente”. Você deve utilizar as derrotas e fracassos para te impulsionarem a seguir em frente e não para te frearem.

Sendo assim, entenda que as derrotas e fracassos fazem parte do processo para o seu crescimento e amadurecimento intelectual – É através delas que você irá ganhar um impulso real nas suas conquistas.

O feito é melhor que o perfeito, então pare de procrastinar!

Muitas pessoas fazem milhares de projetos e planos, mas não conseguem colocar em execução.

Sabe por que?

Por que essas pessoas tem a ideia de que uma pessoa com uma mente vencedora sempre terá êxito em tudo o que tentar. Isto claramente não é verdade.

Existem milhares de casos espalhados pelo Brasil e no mundo de grandes empreendedores que não foram capazes de serem bem sucedidos nos primeiros negócios ou enquanto eram jovens. Boa parte das boas experiências só são possíveis as más experiências e os fracassos, pois após passar por eles você consegue entender melhor do que precisa evitar para alcançar o seu sucesso.

Sendo assim, sempre que pensar em um projeto ou em algum plano para por em ação, não procrastine. Ponha em ação.

Às vezes um suposto perfeccionismo é apenas o medo de errar e por isso você procrastina a sua tomada de decisão de colocar um projeto para funcionar. É isto que deve ser evitado.

O feito é melhor que o perfeito em boa parte das vezes – Você sempre cometerá erros e nem tudo sairá como você espera na maioria das vezes. Saber lidar com esse tipo de problema é um passo muito importante no seu sucesso.

Nunca se esqueça de dar a si mesmo um feedback pessoal

Durante a sua jornada, é muito importante realizar um checklist sobre as metas cumpridas e em caso de não cumprimento, verificar o que levou a esta situação.

Voltando ao início do texto, onde estabelecemos a questão das metas progressivas – Se em alguma delas você acabou falhando, tente entender as motivações desta falha e pensar em formas de corrigir o problema para que ele não ocorra novamente.

Também é muito importante se cercar do máximo de informação possível para minimizar os erros. Ao ter estas informações, o planejamento fica mais completo e você saberá exatamente os locais onde deve ter mais ou menos atenção.

Se alimente de informações de qualidade – Leia e assista o que outras mentes de sucesso têm a dizer

Cercar-se de boas pessoas é muito importante. Cercar-se das informações certas e com qualidade também poderá fazer muito bem a você na sua jornada para conquistar uma mentalidade vencedora.

Se você é adepto das redes sociais, utilize ela a seu favor. Se você não trabalha com política, talvez seja a hora de diminuir um pouco o consumo desse tipo de conteúdo.

Sabe por que?

Porque esse provavelmente é o tipo de conteúdo que faz com que você se sinta cada vez mais inundado de sentimentos ruins: tristeza, raiva e indignação.

Por outro lado, se você utilizar as redes sociais para ver boas imagens ou aprender conteúdos relevantes para a sua profissão e para o seu desenvolvimento pessoal, você terá muito mais motivos para crescer.

Siga bons influenciadores e siga conteúdos de qualidade para que a sua mente sempre esteja abastecida com boas informações e aprendizados.

Por que uma mentalidade vencedora é tão importante?

É muito provável que algumas das pessoas que estejam lendo esse post já tenham a real dimensão do sucesso que alcançaram e estejam se perguntando se deveriam mudam alguma coisa nas suas vidas – Afinal, alcançaram a independência financeira e estão bem em seus relacionamentos…O que mais falta para essas pessoas, afinal?

Apesar do sucesso ser uma coisa completamente relativa, é muito bom que as pessoas compreendam que a inteligência emocional e o quanto isso pode trazer uma transformação na vida delas que sem esse tipo de pensamento seria praticamente impossível.

Muitos dos principais gênios e líderes das sociedades contemporânea como Elon Musk, Steve Jobs, Bill Gates e Jeff Bezos implementaram muitos dos conceitos da inteligência emocional e da programação neurolinguística para crescerem tanto na vida pessoal quanto as suas empresas e outros negócios.

Entre os principais pontos que eles utilizam (ou utilizaram) é o fato de não se abalarem de forma extrema com os fracassos – Steve Jobs por exemplo foi demitido da Apple nos anos 80. Logo a empresa que ele ajudou a criar…

Bill Gates também fracassou diversas vezes antes de conseguir chegar a um conceito bem desenvolvido como a Microsoft e o Windows.

Alguns livros e cursos para ter uma mentalidade vencedora

Como dissemos no item anterior, se cercar de boas informações e influenciar por mentes brilhantes e poderosas poderá fazer muita diferença nas suas conquistas. Por isso, trazemos aqui uma lista com os melhores livros e cursos para você conseguir ter uma mente vencedora! A maioria deles está disponível na Amazon e na Hotmart!

Livro: Mindset: A nova psicologia do sucesso

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso.

Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.

A autora deixa claro que não basta apenas o talento para alcançar o sucesso, tampouco que isso depende de sorte. A ideia é manter uma mentalidade de crescimento e desenvolvimento pessoal, buscando sempre novas formas de inovar e melhorar como pessoa e profissional.

A autora parte do pressuposto que você pode aprender tudo o que quiser se você se dispuser a fazê-lo e treinar corpo e mente para conquistar os seus objetivos.

Livro: A estratégia do Oceano Azul

Um dos livros de maior sucesso entre empreendedores ao redor do mundo, “A estratégia do Oceano Azul” traz importantes lições de vida e negócios tanto para empresários quanto para pessoas que não tenham sequer o objetivo de empreender.

O “Oceano Azul” nada mais é do que lugares, nichos e questões ainda pouco exploradas pela maioria das pessoas – Ao adentrar num oceano azul como proposto pelo autor, você ganha uma oportunidade única de conquistar grandes coisas.

Apesar de não ser um livro exclusivamente escrito para empreendedores, ele é extremamente indicado para pessoas que tenham esse perfil.

Curso: Formação Criador Consciente de Riqueza – CCR

Este curso tem como principal objetivo dar a você as ferramentas necessárias para conseguir um aumento verdadeiro e real de riquezas, sem que pra isso você precise abrir mão de questões importantes na sua vida.

O curso online Criador Consciente de Riqueza – CCR vai conduzir você por trilhas de conhecimento que envolvem a ressignificação de termos como dinheiro e riqueza, a análise do próprio comportamento com relação ao dinheiro, a superação de crenças limitantes e a busca por uma prosperidade que seja mais que material, alcançando outras áreas da sua vida.

Já pensou?

Curso: Detonando seu plano de ação

O Objetivo desse treinamento é determinar, planejar, executar e alcançar a meta que você escolheu para o ano de 2020.

Aqui você terá acesso as ferramentes necessárias e eficazes para te auxiliar na realização dos seus planos e sonhos.

Você irá conseguir identificar o que, de fato, te impede em alcançar suas metas e objetivo.

O treinamento será produzido por Ricardo Pianho, Master Coach Integral Sistêmico. Possui formação Internacional pela Febracis – SP e Florida Christian University. Nos últimos 10 meses já realizou mais de 1000 horas em sessões de Coaching.

Livro: O maior vendedor do mundo – Og Mandino

Em O maior vendedor do mundo, Og Mandino demonstra que a satisfação e o bem-estar resultam do fato de o homem haver encontrado a sua verdadeira personalidade e utilizá-la na sua vida diária. Ao alcançar este objetivo – assegura o autor – todos os demais benefícios de ordem material são simplesmente uma consequência lógica. O maior vendedor do mundo reflete, com singular inspiração, o belo pensamento de Emerson: “Em realidade, somos mais do que conhecemos de nós mesmos e, com frequência, ouvimos sair de nossos lábios coisas que não acreditávamos ser capazes de dizer.”

Do mesmo autor de “A universidade do sucesso”, esta é uma excelente opção para pessoas de todas as profissões. Nele é possível encontrar lições que vão desde a utilização eficiente das próprias qualidades e até sobre evitar a procrastinação da tomada de decisões.

Me siga no Instagram: @carteiramilionariaoficial

Deixe um comentário

doze + 20 =